top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo RCS

Informativo COVID-19 - Grupo RCS

1 O QUE É O CORONAVÍRUS

Os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.


2 DIFERENÇA DO NOVO CORONAVÍRUS

A doença provocada pelo novo coronavírus é denominada oficialmente como COVID-19. O Vírus causa uma doença respiratória, resultando em um quadro que pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe. Alguns casos podem ser mais graves, por exemplo, em pessoas que já possuem outras doenças. Nessas situações, pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações. Em casos extremos, pode levar a óbito.


3 VACINA

Até o momento, não. No entanto, cientistas ao redor do mundo e no Brasil, já iniciaram pesquisas para um possível desenvolvimento de vacina. Ainda é precoce indicar se e quando ela estará disponível no mundo.


4 SINTOMAS DO CORONAVÍRUS

Os sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Os principais sintomas são:



5 PERÍODO DE INCUBAÇÃO

Período de incubação é aquele que ocorre entre a data de contato com o vírus até o início dos sintomas. No caso do COVID-19, já se sabe que o vírus pode ficar incubado por até duas semanas (14 dias), quando os sintomas aparecem desde a infecção.


6 O CORONAVÍRUS PODE MATAR

O óbito pode ocorrer em virtude de complicações da infecção, como por exemplo, insuficiências respiratórias. Os dados mais recentes da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam uma taxa de letalidade de 2 a 3% dos casos confirmados.


7 TRANSMISSÃO DO CORONAVÍRUS

As investigações sobre transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento. Sabe-se que um infectado pelo vírus pode passá-lo para alguém que ainda não foi infectado, transmitindo o vírus pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:


8 PREVENÇÃO

• Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;

• Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

• Não compartilhar objetos de uso pessoal;

• Não coLmpartilhar objetos de uso pessoal; ventilado;

• Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;

• Deslocamentos/ viagens não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;

• Quem viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), além de evitar a circulação em mercados de animais e seus produtos.


9 O QUE FAZER EM CASO DE SINTOMAS

Qualquer quadro respiratório viral causa tosse, dor de garganta, pode dar um pouco dor no corpo, dor de cabeça, nos olhos e nos ouvidos. E essa pessoa deve procurar um médico se ela perceber evolução, com falta de ar ou pressão baixa, por exemplo. Dessa forma, no caso do novo coronavírus é indicado:

• Repouso;

• Hidratação (consumo de bastante água e líquidos;

• Medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como: uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos); uso de umidificador no quarto; tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garganta e tosse.


10 DIAGNÓSTICO DO COVID 19

O diagnóstico é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou coleta de secreções da boca e nariz), o procedimento deve ser realizado para os casos suspeitos.


11 ISOLAMENTO

O isolamento familiar é uma conduta prevista pelo Ministério da Saúde e que pode ser indicada, a depender da condição clínica do paciente. Consiste basicamente em manter a restrição de contatos com pessoas e ambientes externos, para evitar a circulação do vírus.


12 AÇÕES QUANDO EM ISOLAMENTO

Nessa condição, o paciente deve ser mantido em casa, recebendo cuidados como hidratação e repouso. Os familiares devem tomar as precauções já indicadas, como evitar compartilhamento de objetos pessoais, contatos com secreção do paciente e higienização constante das mãos e do ambiente.


13 EM CASO DE CONTATO COM ALGUÉM INFECTADO

Valem as dicas básicas de cuidados de prevenção e prestar atenção em eventuais sinais ou sintomas. Caso aconteça, é fundamental procurar um serviço de saúde.


14 USO DE MÁSCARA DE PROTEÇÃO

No momento, não há recomendação para uso de máscaras para a população em geral. Quem estiver saudável, não precisa fazer uso. Mas todos devem, sempre, fazer a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, e evitar contato com mucosas de nariz, boca e olhos. São cuidados simples, importantes e que devem ser diários para prevenir qualquer tipo de doença.


15 CUIDADOS NO USO DE TRANSPORTE PÚBLICO

Não é necessário usar máscaras, no momento. As recomendações são para cada pessoa seguir e repassar a amigos e familiares as dicas de prevenção, sobretudo a higienização das mãos.


16 VIAGENS INTERNACIONAIS

O Ministério da Saúde orienta que viagens para a China ou países com transmissão do vírus sejam realizadas apenas em casos de extrema necessidade. Essa recomendação vale até que o quadro todo esteja bem definido. Como o cenário internacional do coronavírus é dinâmico, o Ministério está atualizando as áreas com transmissão local de acordo com as informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) no link www.saude.gov.br/listacorona.


17 GRUPOS MAIS VULNERÁVEIS

• Pessoas acima de 60 anos;

• Diabéticos;

• Hipertensos;

• Quem tem insuficiência renal crônica;

• Quem tem insuficiência respiratória crônica;

• Quem tem doença cardiovascular.



CONTATOS COM O SESMT

Coorporativo SESMT – (61) 99607-5399

Ana Braz – (61) 99823-0205

sesmt@rcstecnologia.com.br

enfermagemdotrabalho@rcstecnologia.com.br

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page